Anúncio Patrocinado

Fique atento, Mensagem SMS falsa do Banco do Brasil tem recado ‘secreto’ de hacker

onatalense60 620x350
onatalense60 620x350
Anúncio Patrocinado

Cibercriminosos estão aplicando um golpe de phishing no WhatsApp e via SMS. Como noticiamos anteriormente, é bom ter cuidado: uma mensagem faz alusão ao valor em conta e um agendamento de saque para enganar o usuário. A mensagem é falsa e está sendo disseminada faz algumas semanas — se você recebê-la, não clique no link.

Por outro lado, o programador João Paulo Apolinário resolveu investigar os códigos por trás desse golpe de phishing. Como você poderá notar nas imagens, assim que o link falso é acessado, aparece a seguinte mensagem na aba do navegador: “Com tanta injustiça pelo”.  A frase completa só é acessada no código da página e, por lá, vemos qual é o recado dado pelo cibercriminoso:

“Com tanta injustiça pelo mundo, o que eu faço não é nada de mais!”

A mensagem, que chega a ser cômica, e o processo que mostra como o phishing age, foram postadas via imagens no Facebook de André Vargas, amigo do programador Apolinário.

O que é phishing e o golpe

Phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que “metade do trabalho” é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma “pescaria”, o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação. O golpe acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.

Sempre desconfie de links enviados por estranhos no WhatsApp, SMS, email ou qualquer outra plataforma de troca de mensagens. Além disso, garanta que o site que você pretende entrar apresenta o protocolo “https://” — apesar de não ser imprescindível, é interessante que o domínio tenha o protocolo.(

(Saiba mais: Como identificar um ataque por phishing)

Neste caso em específico, das mensagens via SMS e WhatsApp, tenha em mente que um banco não costuma enviar links dessa forma. Além disso, os números utilizados não são “comuns”, como o usado no golpe. Se ainda assim você estiver em dúvida, ligue para o seu banco, mas não insira seus dados

Entre em nossos grupos:

34Siga nossa página, seguir a paginaVeja mais notícias clicando AQUI