Dentre alguns meses será realizado o ENEM 2018, uma boa oportunidade para que buscar entrar na universidade e precisa daquela ajuda na hora de conseguir uma bolsa de estudo.

O ENEM 2018 tem como objetivo ser um exame que mede os conhecimentos do candidato e o redireciona para as universidades de todo o país.

Inscrição para o ENEM 2018

O aluno que desejar se inscrever no ENEM 2018 deverá ir até a página do INEP /ENEM e realizar a sua inscrição.

Em geral o período de inscrição ocorre no primeiro semestre entre os meses de maio e junho e as provas agora são realizadas em 2 dias nos últimos meses do ano, uma data que não afete o calendário das universidades.

Quais instituições aceitam o ENEM 2018?

Assim, grandes instituições de ensino do Brasil aceitam o ENEM 2018 como nota para os seus vestibulares. Dentre elas, podemos destacar

Universidade Estácio de Sá, Faculdade Ibesa, Faculdade Macapá (FAMA), Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), Universidade Anhembi Morumbi (a distância), FMU (a distância), Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Centro Universitário Distrito Federal (UDF), Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Centro Universitário do Espírito Santo, Faculdade Pitágoras, Faculdade Campo Grande (FCG), Faculdade São Francisco de Assis (FASFA), Universidade de Cuiabá (UNIC), Faculdade Pan Amazônica (FAPAN), Faculdade de Tecnologia da Paraíba (FATECPB), Faculdade do Recife (FAREC), Faculdade do Piauí (FAPI), Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), UNP – Universidade Potiguar (a distância), Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNIRN), Faculdade São Marcos, União das Escolas Superiores de Rondônia (UNIRON), Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC), Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Universidade de Franca (UNIFRAN), Faculdade das Américas (FAM), Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Guarulhos (UnG) e Faculdade ITOP.

Como se preparar para o ENEM 2018

Para ajudar você a se preparar para o ENEM 2018, separamos algumas dicas:

1) Faça questões do Enem todos os dias

Toda prova tem suas características. A do Enem, por exemplo, costuma ser interdisciplinar e contextualizada. Desde 2015, professores já apontavam que as questões ficaram um pouco mais conteudistas, mas sem fugir muito do padrão anterior. Por isso é preciso se familiarizar ao máximo com a forma como o conteúdo é cobrado.

2) Faça exercícios das matérias mais difíceis

Resolver questões mais complexas e os conteúdos de maior dificuldade leva à segunda dica. Todo mundo tem algum ponto fraco. Mesmo que você consiga ir bem em redação, linguagens, humanas, exatas e ciências da natureza, sempre há uma disciplina que exige um esforço maior.

3) Veja quais conteúdos que mais caem

Por mais que você estude toda a matéria e se foque nas disciplinas e questões mais difíceis, de nada vai adiantar se não estiver bem preparado para o conteúdo que mais cai. Nós já indicamos quais os conteúdos que mais caem em Química, Física, Biologia, Matemática e na prova de Ciências Humanas, além do tipo de redação que o Enem costuma cobrar. Rever esses itens já é um bom começo.

4) Controle o tempo

Os dois dias, que somam um total de 10 horas de prova, parecem uma eternidade. No entanto, você precisa se organizar. Uma alternativa usada por muitos vestibulandos é fazer as 90 questões de um único dia e medir o tempo de resolução no relógio.

Se você já fez o Enem ou se já conhece as questões, deve terminar a prova com uma boa folga, o que garante um tempo extra para os conteúdos novos que vão cair.

5) Fique de olho nas notícias

Para ter bons argumentos na redação e resolver com facilidade as questões contextuais que o Enem costuma cobrar, você deve acompanhar periodicamente as notícias. Nós costumamos publicar aqui os temas atuais que têm chances de cair em vestibulares pelo país.

Ler um ou dois sites de notícias periodicamente também ajuda. Se você não tem o hábito de acompanhar portais, experimente começar lendo uma única matéria por dia. Com o tempo, você vai se inteirar dos assuntos e as leituras vão ficando mais fáceis

Posts Similares