Riachoenses se revoltam com derrubada de Emenda e Requerimento na Câmara dos vereadores

entrada riacho dos cavalos
entrada riacho dos cavalos

A Sessão Ordinária desta terça-feira (19 de novembro) na Câmara Municipal de Riacho dos Cavalos não passou despercebida aos olhos da população, e duas votações simples, se tornaram polêmicas, quando por maioria de 01 voto, os parlamentares reprovaram uma ‘Emenda Aumentativa’ e um Requerimento que pedia ao prefeito Joaquim Hugo o envio de um projeto para permitir isenção em pagamento de empréstimo juntos ao BNB.

A primeira votação foi da Emenda Aumentativa, de autoria do presidente da casa, vereador Avany José de Sousa, que propõe ao Poder Executivo, a inclusão de uma reforma de uma lavanderia coletiva, localizada na Rua do Estado, bairro Rocinha, com remanejamento de créditos da ordem de R$ 24 mil, que iria beneficiar as lavadeiras e donas de casas que utilizam aquele espaço no cotidiano, principalmente a população mais carente do município.

Anúncio

emenda 2

Já na segunda votação, os vereadores repetiram seus posicionamentos, e culminou com a derrubada de um Requerimento de autoria do vereador Pedro Vieira da Silva (Pedrinho da Barra), que requereu de forma regimental, que seja encaminhado expediente ao excelentíssimo senhor Prefeito Municipal, Joaquim Hugo Vieira carneiro, solicitando que fosse encaminhada, a Casa Legislativa, Projeto de Lei firmando junto ao banco do Nordeste, Termo de Liquidação e Renegociação de Dívida, com o objetivo de liquidar dívidas de pequenos agricultores, que foram contraídas de linha de créditos que atende a agricultura familiar, já que vários municípios estão estabelecendo essa parceria, e que o acordo firmado entre a municipalidade e a instituição financeira (BNB), permitiria a redução de 95% nos valores devidos.

derrubada de emenda e requerimento na camara de riacho dos cavalos gera revolta do povo 1

Votaram a favor do projeto, os vereadores Pedro Vieira da Silva (PMN) e o vereador Alian Hudson de Lima Suassuna (PSC), enquanto que os vereadores da base do prefeito, Gildásio José da Silva (PR), Francisco Alves de Medeiros Neto (PTB) e Bernadete de Almeida Barbosa (PSD), votaram contra.

92ad2812 f215 4e48 a0f8 93c43cd781ea

 

Ao término da votação a notícia ganhou destaque nas redes sociais, e a polêmica sobre o assunto foi generalizada, com críticas ilimitadas aos parlamentares que inexplicavelmente votaram pela derrubada das duas proposituras que iriam beneficiar diretamente aos agricultores, donas de casas, e outros seguimentos da população, especialmente os mais carentes.

O ex-prefeito Sebastião Pereira Primo (PSDB), emitiu uma nota de repúdio a atitude dos três parlamentares, e em nome da oposição de Riacho dos Cavalos, cobrou mais seriedade e compromisso com o povo pobre do município.

NOTA DE REPÚDIO

Toda a população de Riacho dos Cavalos ficou estarrecida com o episódio ocorrido na manhã desta terça-feira (19), durante a Sessão Ordinária na Câmara Municipal, quando da votação de dois projetos de grande revelia e importância para o povo riachoense, principalmente os mais pobres, eis que surgem três representantes do povo, que deveriam representar os reais interesses da população, mas ao contrário, votaram pela reprovação destes dois projetos, sem as devidas explicações, apenas em nome de um sistema dominante, que se esconde através das cortinas, se utilizando da soberba do poder, para prejudicar os mais sofridos.

Em nome da oposição de Riacho dos Cavalos, viemos aqui repudiar veementemente a atitude dos parlamentares que, sem nenhuma explicação, por mais simples que fosse, derrubaram um projeto da reforma de uma lavanderia pública, e outro que iria permitir a todas aquelas pessoas que tem o Agroamigo do Banco do Nordeste, uma isenção de até 95% do valor total do empréstimo, ou seja, quitar uma dívida pagando um valor praticamente simbólico.

Em nome do que? De quem? Para quê? Ficam as perguntas sem as devidas respostas, no imaginário daqueles que se utilizam da mão de ferro para praticar a velha política, sem pensar no sofrimento e nos desenganos daqueles mais humildes.

Fica aqui a nossa indignação, e os nossos votos de protestos. Rogamos a Deus que em sua bondade infinita, abrande os corações daqueles que não pensam no povo.

CATOLÉ NEWS | Por Humberto Vital

Entre em nossos grupos:

34Curta nossa página, Clique aqui
Veja mais notícias clicando AQUI