Jornalismo de dados: mapeamento do Twitter e Google durante debate mostra João na frente de adversários

As mídias sociais e os mecanismos de buscas elevam o debate eleitoral a outro patamar em 2018. A “segunda tela”, como é o caso do Twitter, e o interesse mais prático e na palma da mão, representado pelas buscas, tornam a interação e reação dos eleitores com os discursos dos candidatos mais direta e mapeável. O Blog do Gordinho acompanhou na íntegra o Debate 2018 da ‘TV Arapuan’ e fez uma análise em tempo real das buscas no Google e das interações no Twitter. A sabatina, que aconteceu na noite da segunda-feira (13), contou com João Azevêdo (PSB), José Maranhão (MDB), Lucélio Cartaxo (PV) e Tárcio Teixeira (PSOL).

João Azevêdo (PSB) foi o candidato que liderou tanto nas buscas do Google quanto nas interações do Twitter. Ao fim do debate, no intervalo de quatro horas, o socialista liderou na média as buscas na Paraíba, com 7 pontos, de acordo com o Google Trends. Seguido por José Maranhão (6), Lucélio Cartaxo (3) e Tárcio (1). No Twitter, o perfil dele – o único a comentar e interagir em tempo real durante a sabatina – foi líder de popularidade na região de João Pessoa.

Minuto a minuto no Google

No início do debate, aproximadamente 21h10, João Azevêdo foi o candidato mais buscado do Google na Paraíba. José Maranhão era o segundo, Lucélio Cartaxo o terceiro, e Tárcio Teixeira o último.

Lucélio Cartaxo foi o mais buscado da Paraíba por volta das 22h13. Seis minutos depois, às 22h19, João Azevêdo era o mais procurado. As buscas no Google deram certo tom de polarização e que, segundo analistas apontam, será o segundo turno das eleições no estado.

Às 22h45, quando o debate começou a esquentar, as buscas do Google se tornaram praticamente igualitárias: João Azevêdo, Lucélio Cartaxo e José Maranhão ficaram lado a lado nas pesquisas. Todos oscilando entre 20 e 21 pontos no gráfico do Google.

Conforme o mecanismo de buscas, por volta das 23h02, João Azevêdo apresentou bons resultados nas pesquisas por seu nome em Campina Grande – demonstrou taxa de 100%. No mesmo horário, em João Pessoa o socialista teve 41% das pesquisas, ficando na frente de Maranhão (39%) e Lucélio (20%).

Entre 23h20 e 23h27, reta final do debate, João Azevêdo liderou as pesquisas do Google na Paraíba. Nesse meio tempo, às 23h24, Tárcio Teixeira foi o 2º mais buscado.

Análise do Twitter

Pouco antes do início do debate, João Azevêdo figurava entre os perfis mais populares do Twitter em João Pessoa. Estava ao lado de nomes como Jair Bolsonaro (PSL) e Kátia Abreu (PDT), candidato a presidente e vice – em chapas diferentes -, respectivamente.

Às 21h49, o ranking dos candidatos no tocante à influência no Twitter na Capital era: João, Maranhão e Lucélio.

Lucélio assumiu a ponta da influência em João Pessoa por volta das 22h53. Neste momento, Maranhão era segundo e João o terceiro.

Ao fim do debate, o Trending Topics – termos mais influentes do momento – em João Pessoa tinha como líder o emedebista José Maranhão, seguido por Lucélio Cartaxo e João Azevêdo. O candidato Tárcio Teixeira também foi mapeado, e figurou como 16º termo mais popular da Capital – entre palavras, usuários e perfis.

Se mapeado só usuários, o perfil de João Azevêdo foi líder isolado na Capital. Ele era seguido pelos perfis de Kátia Abreu e da TV Arapuan, por exemplo, ao fim do debate.

Militância e influência do debate

A militância do PSB compareceu no Twitter e fez a hashtag “#VamosComJoão” ser o oitavo termo mais popular – entre palavras, usuários e hashtags – do Twitter em João Pessoa por volta das 22h05. O PV também contou com comentários de apoiadores, com a “VamosJuntosComLucélio”, mas não chegou a figurar entre os termos mais populares da plataforma.

A hashtag oficial do debate, “#DebateArapuan”, chegou a ser o assunto mais popular do Twitter no Brasil. O termo assumiu a ponta do ‘Trending Topics’ Brasil por cerca de 50 minutos.

Blog do Gordinho

Posts Similares