As inscrições Encceja 2018 estarão abertas a partir do dia 16 de abril, para os interessados em participar da edição nacional do exame, que terá ainda as edições para brasileiros que moram no exterior e para pessoas que cumprem penas privativas de liberdade, realizadas em datas diferentes.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é destinado às pessoas que não concluíram a educação básica na idade regular, permitindo a elas tirar o diploma do ensino fundamental e do ensino médio, desde que alcancem a nota mínima na prova.

Gratuito e voluntário, o Encceja é uma boa alternativa para quem abandonou a escola e deseja retomar os estudos. Com a certificação em mãos, você pode dar continuidade à sua vida escolar, seja fazendo cursos técnicos ou cursos superiores, além de ter a oportunidade de participar de concursos públicos.

Como se inscrever

Interessado em participar do Encceja 2018? As inscrições para o exame serão recebidas exclusivamente via internet, por meio do site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial. O sistema receberá cadastros entre os dias 16 e 27 de abril.

Durante o cadastro, é necessário preencher um formulário com os dados solicitados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que organiza o certame, além de informar se deseja fazer as provas para certificação de nível fundamental ou médio.

Para tentar o diploma de nível fundamental, o candidato deve ter idade mínima de 15 anos. Já para tirar a certificação de ensino médio, é exigida idade mínima de 18 anos.

A inscrição para o Encceja 2018 é gratuita, mas quem se inscreveu na edição 2017 do exame e não compareceu às provas precisa justificar a ausência, para ter direito à gratuidade. Quem não realizar a justificativa e quiser participar novamente terá que pagar uma taxa de reembolso ao governo.

Outras informações podem ser obtidas no edital do Encceja 2018.

Data das provas

A data das provas do Encceja 2018 já foi definida pelo Ministério da Educação. Os testes, compostos por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões, além de uma redação, serão aplicados no dia 5 de agosto, em dois horários: das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30.

A prova de nível fundamental do Encceja 2018 terá a seguinte distribuição:

  • Testes de Ciências Naturais e Matemática, no turno matutino
  • Testes de Língua Portuguesa, História, Geografia, Língua Estrangeira, Educação Física, Artes e Redação, no turno vespertino

No caso da prova de nível médio do Encceja 2018, a distribuição é a seguinte:

  • Testes de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, no turno matutino
  • Testes de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias, no turno vespertino

A divulgação dos resultados do Encceja 2018 está prevista para o último trimestre do ano.

Cronograma Encceja 2018

Além do Encceja Nacional, cujas informações você conferiu acima, o exame terá outras edições neste ano, conforme comentamos no início do texto. São elas o Encceja Nacional PPL, Encceja Exterior e Encceja Exterior PPL (as edições PPL são para adolescentes, jovens e adultos que cumprem penas privativas de liberdade).

O cronograma Encceja 2018 para essas edições ainda será divulgado pelo Ministério da Educação. A expectativa é de que as provas aconteçam em setembro.

Mais notícias em catoleemfoco.com
Nossas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter
Entre em nosso grupo do whatsapp: >>>Clique AQUI<<<